Protocolo de atendimento para situações de emergência em Saúde Mental na UFMS

Emergências em saúde mental são situações em que uma pessoa entra em crise com desestabilização emocional intensa e com prejuízo em sua capacidade de pensar, agir e fazer julgamentos. Em situações como esta, é importante que a pessoa receba o atendimento apropriado imediatamente e possa iniciar um acompanhamento especializado, evitando maiores prejuízos à sua saúde psíquica, física e social e para eliminar possível risco à sua vida ou à vida de outras pessoas.

Nas situações de emergência em saúde mental, que ocorram no âmbito da UFMS, qualquer pessoa poderá, seja ela servidor (docente ou técnico), terceirizado, estudante ou pessoa externa à Universidade, contatar o serviço de atendimento adequado, independente de mediação dos setores da UFMS.

Caso a pessoa precise de atendimento médico, por exemplo, há indício de intoxicação, ferimentos ou está desacordada.

Caso a pessoa esteja ameaçando se matar ou com atitudes que sugiram risco de vida (por exemplo, está em um lugar alto ou trancada sem querer sair ou sem responder); também em situações em que a pessoa apresente comportamento de agitação intensa, agressividade física ou verbal em que precise ser contida.

Como a exemplo de uma pessoa armada, que pretenda atentar contra a própria vida e/ou de terceiros.

O socorro à pessoa em risco deve ser o mais direto possível, conforme descrito, pois o mais importante é contatar o serviço que irá prestar socorro. No momento da ocorrência a prioridade é garantirmos a segurança e a vida da pessoa em situação de emergência. Por isso, nesse primeiro momento, não é necessário entrar em contato com outros setores ou membros da universidade, porque a UFMS não conta com serviço para atender situações de emergência. Concentre seus esforços na busca por ajuda qualificada, por meio dos telefones citados acima. Você poderá fazer contato com outros profissionais e setores da UFMS posteriormente, conforme será descrito a seguir.

Após solicitar socorro, sempre que possível permaneça ao lado da pessoa até o SAMU ou Corpo de Bombeiros chegar e, caso haja outra pessoa por perto, peça companhia até a chegada do socorro. Havendo aglomeração de pessoas, oriente-os a garantirem a privacidade e o espaço adequado, informando que já tomou as devidas providências sugeridas acima. Em seguida e, se possível, informe-se sobre algum contato familiar ou de outra pessoa de referência da pessoa em risco e os comunique sobre a ocorrência. Caso o SAMU ou Corpo de Bombeiros avaliem que não se trata de uma ocorrência em que eles prestarão socorro, faça da mesma forma esse contato a algum familiar ou pessoa de referência.

É importante levar em consideração que a pessoa, ainda que agressiva, pode estar vivendo uma situação de emergência em saúde mental. Assim, em situações em que alguma pessoa demonstre agressividade física ou verbal, não confronte e se possível comporte-se de maneira acolhedora e tranquilizadora, mantendo uma distância segura e minimizando os riscos de danos a si mesma e aos demais. Caso seja identificado que a pessoa porta alguma arma, seja com intenção de se ferir ou ferir outras pessoas, em primeiro lugar mantenha distância e procure um lugar seguro. Em seguida, entre em contato com a Polícia Militar e a Segurança da UFMS, pelo telefone (67) 3345-7087 na Cidade Universitária ou na Guarita dos Câmpus. Em situações assim, evite o combate, priorize a sua segurança e a de outras pessoas quando possível.

Não é recomendado, durante ou após uma situação de emergência em saúde mental, indicar serviços de cunho religioso ou realizados por pessoas que não são  profissionais devidamente qualificados para o atendimento em saúde mental (equipe de socorro, médicos ou psicólogos).

Posteriormente, a pessoa que notificou a situação de emergência em saúde mental pode contatar os setores responsáveis, para os encaminhamentos que se identifiquem necessários. Conforme a seguir:

  • Na Cidade Universitária, no caso de encaminhamento de servidor (docente ou técnico), contatar a Secretaria de Qualidade de Vida no Trabalho (telefones 3345-7078, 3345-7079, 3345-7208, 3345-7080, 3345-7077, 3345-7229, e-mail seqv.progep@ufms.br, social.progep@ufms.br, psicologia.progep@ufms.br);
  • No caso de encaminhamento de estudante (seja de graduação ou pós-graduação), na Cidade Universitária, contatar a Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (3345-7135, 3345-7918, 3345-7018, proaes@ufms.br);
  • No caso de funcionários terceirizados contatar a Diretoria de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (Didep) para identificação da empresa a qual o funcionário é vinculado (telefone 3345-7762, e-mail progep@ufms.br);
  • No caso de funcionários EBSERH do Hospital Universitário contatar o Setor de Segurança no Trabalho (3345-3268 ou 3345-3262); e
  • Nos câmpus, contatar o Serviço Social, disponível em todos os municípios, ou o atendimento de Psicologia, nos câmpus que o possuem.

Após todo o atendimento de emergência realizado pelo SAMU ou pelo Corpo de Bombeiros, a porta de entrada para o atendimento e acompanhamento médico, caso a pessoa não tenha plano de saúde, será a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência dela. Nesse órgão, será realizado o atendimento inicial e os encaminhamentos para os atendimentos específicos, que poderão ocorrer em Centros de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou outras unidades da rede de saúde de cada município.